top of page

Curiosidades da série Deuses Americanos

Em 30 de abril de 2017, o canal americano Starz e o produtor Bryan Fuller, depois de 16 anos do lançamento do livro de Neil Gaiman, levaram ao ar a adaptação de Deuses Americanos para a televisão.  

 

A série nos apresenta um mundo onde os vários deuses da mitologia circulam entre nós. Seria possível?

Quem é (qual) deus na série?

 

O deus Vulcan não aparece nos livros e nos é apresentado apenas na série, em que representa o deus da Guerra.

Imagem: Reprodução/Afcionados

Czernobog é o Deus Negro da mitologia eslava, também o deus da morte, caos e azar.

Imagem: Reprodução/Starz

​

Zorya Vechernyaya ao lado das irmãs Zorya Utrennyaya e Zorya Polunochnaya são deusas da mitologia eslava, conhecidas também como auroras. Cada uma protege o universo contra o juízo final em

um horário do dia.

Imagem: Reprodução/Santuário Lunar

Mr. Nancy, deus da mitologia africana, que também atende por Anancy, é representado por uma aranha. No livro ele é introduzido por Czernobog e não ganha sua vinda à América.

Imagem: Reprodução/Afcionados

​

​

Mad Sweeney não é um deus, mas uma entidade mitológica do folclore irlandês, conhecido como leprechaun. É um daqueles duendes de roupas verde, exímio conhecedor dos tesouros da natureza, na série faz muitos truques com moedas.

​

Imagem: Reprodução/Jovem nerd

​

Ele e Laura nunca se conhecem no livro, onde os personagens são bem mais contidos. Depois de perder sua moeda na obra original, ele não ganha azar como na série, mas sua reação é como a de um viciado em abstinência.

Easter: é a deusa Eostre da mitologia germânica, responsável pela primavera. Na série de TV, para sobreviver até os dias atuais, com a falta de fé das pessoas, adaptou-se à páscoa comercial.

Imagem: Reprodução/Starz

Bilquis, no seriado de televisão, é uma prostituta que se alimenta do amor e veneração dos homens e os devora com sua vagina. Na mitologia, Bilquis é o nome em árabe da Rainha de Sabá, uma figura bíblica, sábia e boa governante, que é seduzida pelo rei Salomão e convertida ao judaísmo. A personagem tem duas pequenas aparições na obra.

A primeira imita a que foi trazida pela série, enquanto a segunda é um encontro com o Garoto Técnico, mas nada parecido com a série de TV, onde há uma sacada genial por meio do aplicativo de relacionamentos.

Imagem: Reprodução/Starz

Lowkey Lyesmith é o deus nórdico Loki, filho de Odin. Na série, ele aparece como um presidiário que dá dicas e protege o personagem Shadow Moon.

Imagem: Reprodução/Starz

O maior mistério é a surpresa revelada no final, que Mr. Wednesday é na verdade, Odin. Ele quer esconder seu nome em um mundo onde já não se venera mais os deuses antigos, trata-se do pai de todos.

Imagem: Reprodução/Afcionados

Novos Deuses

Media: a personagem é uma das novas deusas. Ela vê tudo e assume a forma de várias celebridades, como David Bowie, Marilyn Monroe e Lucille Ball, de "I Love Lucy". Ela se alimenta da atenção e a adoração das pessoas pelas celebridades.

Imagens: Reprodução/Starz

​

Technical Boy é um dos novos deuses, criado pela devoção das pessoas pela tecnologia, desde os computadores e a internet. É um jovem imprudente, mas está se tornando um dos deuses mais poderosos do mundo, já que é adorado por bilhões de pessoas. O visual da personagem foi atualizado, enquanto nos livros ele tem uma aparência “nerd”, a série explora um visual meio “youtuber”.

Imagem: Reprodução/Starz

​

Mr. World é a representação da obsessão dos americanos por agentes secretos, com seus ternos pretos e missões impossíveis. Na série, é o chefe dos espiões dos deuses novos responsáveis por caçar os deuses antigos pelo mundo. No livro ele só aparece nos momentos finais.

Imagem: Reprodução/Starz

*O seriado apresenta ainda as repesentações de outros deuses, como de Anubis, deus egípcio antigo dos mortos e moribundos e de Jesus Cristo.

Outras Curiosidades

1. Laura não ganha tanto destaque na versão literária.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

2. No livro, o primeiro encontro entre o protagonista e o garoto técnico termina de uma forma bem diferente e pacífica, diferente da série, quando o deus da Internet enforca Shadow. O encontro na delegacia também não existe no livro.

​

Relação entre Shadow e Laura

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

3. O passado criminoso do casal não está nas obras e seu relacionamento é melhor no livro, onde ele vai parar na cadeia por agressão.

​

4. No livro, os Novos Deuses não querem muito diálogo. Tem o primeiro contato de Shadow com o Garoto Técnico e a Media, que são “agradáveis”, mas depois disso, a prioridade das divindades modernas já muda para eliminar as ameaças dos Deuses Antigos.

Eles não tentam "informatizar" essas entidades. A guerra foi no início e os Novos Deuses são violentos e implacáveis em sua jornada.

Imagem: Reprodução/Starz

Imagem: Reprodução/Starz

*O seriado transmitido pelo canal americano Starz está em fase de produção da 2ª temporada e no Brasil pode ser encontrado pela plataforma de streaming Amazon Prime Video. A obra também ganhou sua versão em HQ.

bottom of page